2021 foi o ano de Evocação do Centenário do Nascimento do Professor António Fernandes da Fonseca (1921-2021), com um Programa de atividades que decorreu entre julho e outubro, organizadas por diversas instituições, com o apoio do CEAmt: a Universidade Fernando Pessoa, o Centro Hospitalar Universitário de São João, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a Junta de Freguesia de Gondar e o Hospital Conde de Ferreira/Santa Casa da Misericórdia do Porto. As várias iniciativas contaram com o apoio de familiares e amigos. António Fernandes da Fonseca marcou de forma indelével o seu tempo mas o seu exemplo como médico, investigador, homem de cultura, político e cidadão de causas perduram como legado de alguém que esteve à frente do seu tempo e exemplo a seguir para gerações de médicos, investigadores e cidadãos. A Fernandes da Fonseca devemos, para além do mais, o reconhecimento por ter lutado por aquilo em que acreditava e ter melhorada a sociedade em que vivemos.
Da programação constaram as seguintes iniciativas
A 20 de julho, realizou-se a Mesa Redonda “Fernandes da Fonseca: o médico, o professor e o homem” (com transmissão em streaming), organizada pela Universidade Fernando Pessoa, no Porto, com moderação de Isabel Ponce de Leão e intervenções de Álvaro Cúria, Carlos Mota Cardoso, Renato Morais e Salvato Trigo.
A 4 de agosto, reve lugar a “Evocação do Centenário do Nascimento de António Fernandes da Fonseca” (transmissão online), com organização da Faculdade de Medicina da Faculdade do Porto e do Centro Hospitalar Universitário de São João, moderação de Altamiro da Costa Pereira e Fernando Araújo e intervenções de Pedro Barros, Rui Coelho, Mariana Nascimento, Maria Rosário Curral, Miguel Bragança, e Carlos Mota Cardoso.
Também a 4 de agosto, decorreu ouyra iniciativa de “Evocação do Centenário do Nascimento de António Fernandes da Fonseca” (transmissão online), com organização da Junta de Freguesia de Gondar e intervenções de Carlos Mota Cardoso, Manuela Fonseca e Pedro Barros.
Finalmente, a 15 de outubro, realizaram-se duas mesas redondas. Uma sobordinada ao tema “Percurso Biográfico, Institucional e Académico” de António Fernandes da Fonseca, com Rosa Gonçalves (moderação), António Palha, Carlos Mota Cardoso e João Barreto. Outra acerca da “A Obra Psiquiátrica Revista” de António Fernandes da Fonseca, com Luísa Ramos (moderação), José Morgado Pereira (“A Psiquiatria e a Psicopatologia Revista”), AdriànGranary (“A Interface Cultural e Psiquiatria”) e Alexandre Gomes (“A introdução Eletroconvulsivoterapia Modificada em Portugal”). A organização esteve a cargo do Centro Hospitalar Conde Ferreira / Misericórdia do Porto.