No passado dia 3 de novembro, o CEA e a EPALC realizaram uma palestra dedicada a António do Lago Cerqueira, dirigida à comunidade da escola profissional.
Esta iniciativa desenvolveu-se no âmbito do protocolo celebrado pelas duas instituições no presente ano letivo e pretendeu assinalar a importância da herança política e cultural de António do Lago Cerqueira, patrono da escola.
A sessão ficou a cargo do orador convidado, Dr. Pedro Alves Pinto, que estuda esta figura incontornável de Amarante há mais de 25 anos. Explorando a biografia do ilustre amarantino, a plateia foi ainda brindada com algumas fotografias antigas da cidade. Paralelamente, percebeu-se a influência de António do Lago Cerqueira na reestruturação de Amarante: a ele se deve a edificação do Parque Florestal de Amarante, a florestação da Serra do Marão e, claro está, os seus vinhos, que levaram o nome de Amarante mais longe.
Esta palestra foi apenas o ponto de partida para o desenvolvimento de outras atividades profícuas em torno de figuras da amarantinidade.